A importância da proficiência em inglês para a carreira profissional

5 de fevereiro de 2021
Por  Iron English

Para conquistar o sucesso no mundo corporativo, é necessário adquirir variadas aptidões, pois não é de agora que esse cenário se tornou bastante exigente e competitivo. E para as empresas que desejam crescer,  possuir colaboradores que falem outros idiomas já não é mais um diferencial, mas sim algo essencial. Por isso, o inglês para carreira profissional é de extrema importância. 

Antigamente, falar mais de um idioma era uma imposição apenas para cargos de diretoria ou gerência de multinacionais, pois eram as pessoas que atuavam nessas funções que se comunicavam e se relacionavam com as companhias estrangeiras. À medida que a globalização foi aumentando, as empresas de diferentes segmentos começaram a internacionalizar seus negócios, tanto as de grande porte, como as de pequeno porte. Com isso, o inglês começou a fazer parte da rotina diária de diversos setores e pessoas de cargos com a hierarquia menor, como estagiários, assistentes e analistas, também tiveram a necessidade de estar preparados para se comunicar com o exterior. 

A língua inglesa é um dos principais idiomas requeridos pelas empresas, afinal, geralmente é ela a usada em negociações de relações internacionais. Sendo assim, ter um colaborador com proficiência em inglês garante vantagens para os dois lados: a empresa que tem maiores possibilidades de expandir seu negócio internacionalmente e o funcionário que tem chances de crescimento profissional. 

Dentro desse contexto, destacamos três vantagens de aprender inglês que as empresas podem apresentar a seus colaboradores os motivando a adquirir a fluência da língua durante a carreira:

  • O mercado para quem domina a língua inglesa

Os profissionais que dominam o inglês têm maiores chances no mercado atual, que conforme já mencionado, está cada vez mais globalizado. Por conta disso, as organizações estão buscando expandir seus negócios pelo mundo afora. Hoje em dia, a exigência da língua não é apenas em organizações multinacionais ou para cargos com hierarquias maiores.

As empresas brasileiras, inclusive de pequeno e médio porte, estão estendendo seus laços comerciais para fora do país, e para que elas alcancem o êxito nas negociações, é primordial ter colaboradores que falem inglês fluentemente e estejam habituados com a língua no dia a dia do trabalho.

O profissional que tem aptidão para fazer apresentações com o vocabulário amplo, ou redigir relatórios e e-mail sem dificuldades, se destacam no ambiente corporativo. Além do que, dentro da empresa, a fluência auxilia também a atuação em processos de internacionalização, ou seja, o crescimento vem em conjunto.

  • O inglês para a carreira proporciona oportunidades de promoções ou transferências

Dominar o inglês, sem dúvidas, contribuirá na construção de uma carreira sólida e em um currículo mais atrativo. Em consequência disso, oportunidades de promoções dentro da companhia são maiores, pois a qualificação do profissional é algo realmente importante para alcançar o crescimento desejado. Em alguns casos, por exemplo, pode ocorrer da empresa não exigir o domínio da língua para cargos de menor hierarquia, como de estagiário ou assistente. Contudo, ter o inglês é um pré-requisito para cargos maiores, como gerência e diretoria. E, o colaborador que tem domínio do inglês torna-se um candidato em potencial para ganhar uma promoção. 

Além disso, a empresa pode ter filiais fora do Brasil e precisar de colaboradores para trabalharem de lá, ou então fazer viagens a negócios. Por isso, é importante estar preparado para oportunidades que possam surgir, tendo em mente que não terá grandes dificuldades com a comunicação.

  • Benefícios financeiros

Os profissionais que desejam construir uma carreira de sucesso, buscam o reconhecimento e valorização do seu trabalho. Um grande motivador para tudo isso é a remuneração recebida, e muitas pessoas avaliam esse quesito antes mesmo de decidir qual profissão seguir. A qualificação profissional é bastante considerável dentro do mercado de trabalho quando se trata de remuneração salarial, e o inglês faz parte dessa conjuntura.

De acordo com a Pesquisa Salarial da Catho, a diferença de salário resultante da capacidade do funcionário de se comunicar fluentemente em inglês pode chegar a 72%, dependendo do nível hierárquico. Para os recrutadores, o profissional que tem capacidade para fazer relatórios e conferências com companhias estrangeiras é algo que agrega bastante valor.

Conforme pode ser observado nesse artigo, a fluência em inglês só tem a contribuir positivamente para a carreira do funcionário e para as empresas. A empresa que conta com funcionários que dominam o inglês terá equipes que ajudam em processos de internacionalização dos negócios. Essa é uma das grandes tendências dos dias atuais para alcançar o sucesso em projetos de expansão. E o funcionário que busca essa fluência, conquista com maior facilidade e segurança um plano de carreira dentro ou fora da empresa, adquirindo muito mais capacitação de atuar tanto no Brasil, como em outros países.

A metodologia da Iron English é eficaz em proporcionar o aprendizado da língua em tempo recorde. Conheça mais sobre nós!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.