As vantagens em incentivar os colaboradores para a fluência em Inglês

29 de janeiro de 2021
Por  Iron English

A língua inglesa é um dos idiomas mais utilizados no mundo e nos negócios. Ela abre fronteiras para conhecimento e para relações comerciais entre diversos países. Dentro do universo corporativo, a sua utilização possibilita estreitar caminhos internacionais. Um levantamento indica que, atualmente, cerca de 80 mil empresas multinacionais movimentam a economia no mundo. Assim, a fluência em inglês é essencial a funcionários de uma empresa que mira na globalização.

Neste cenário, as empresas que contam com colaboradores que dominam o inglês, aumentam as possibilidades para novas conexões com outras nacionalidades e, consequentemente, a expansão dos seus negócios e também a antecipação de inovações e tendências a partir do conhecimento que se adquire ao ter acesso a conteúdos que são publicados em outros países.

A fluência em Inglês é para todos

E, neste caso, não estamos falando do inglês para cargos com posições altas na hierarquia, como diretoria e gestores, mas sim para cargos comuns, que poderão agregar muito na rotina, uma vez que, esses funcionários poderão resolver problemas do cotidiano, sem a necessidade de envolver os gestores ou diretores. Por isso, é de suma importância que as empresas incentivem e invistam para que seus funcionários conquistem a fluência no idioma. Sem contar que, as organizações que investem na motivação dos funcionários alcançam índices de crescimento e lucratividade maiores.

Todavia, além da gramática e conversação, é interessante que o funcionário estude o idioma focado para auxiliar no dia a dia dentro do ambiente corporativo. Isso faz com que ele aumente o repertório de vocabulário, expressões e termos mais específicos utilizados no próprio ramo de atuação. Sendo assim, ele poderá atuar em eventos corporativos, reuniões e conferências internacionais, estando apto para estar presente em todas essas situações sem dificuldades.

Vale a pena lembrar que nestes casos, a fluência na língua se faz necessária mesmo para aqueles que residem no Brasil.

Acompanhe abaixo as principais vantagens que uma empresa obtém ao incentivar seus colaboradores a conquistar a fluência em inglês:

  • A presença em grandes eventos

Todo setor conta com eventos dedicados a atuação, e, mesmo que aconteça dentro do país, sempre haverá a participação de empresas estrangeiras. Um colaborador bilíngue, além de representar a empresa nessas ocasiões, pode criar novos laços e aumentar o networking da organização. Afinal, ele estará preparado para se comunicar fluentemente com as pessoas estrangeiras que estarão participando dos eventos, inclusive utilizando termos complexos, demonstrando confiança e credibilidade, o que pode resultar até em novos parceiros. Outros pontos a serem ressaltados diante disso são as viagens a negócio, conferências e reuniões fora do país, que com uma equipe que tenha fluência em inglês, não será mais um problema.  

  • A ponte entre o conhecimento e a empresa

Há muitos conteúdos brasileiros de qualidade, mas ao dominar a língua inglesa, a variedade de informações a serem consumidas aumenta significativamente. O conhecimento do idioma permite acesso a livros, artigos e outros materiais do mundo todo. Pois, muitas vezes, esses conteúdos possuem traduções apenas em inglês. É fato que os materiais em inglês são referências a nível global e podem acrescentar muito aos profissionais e consequentemente as empresas.

Um colaborador que tem a fluência no idioma, além de absorver o conhecimento, poderá traduzir e compartilhar com os demais. E todas essas informações serão absorvidas, de modo que, gerem vantagem competitiva para o negócio. Toda a aprendizagem das práticas e técnicas adquiridas ao consumir os diversos conteúdos poderão ser implementadas nas tarefas. Assim há a possibilidade de melhorar consideravelmente a atuação e desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, as equipes fluentes no idioma estão conectadas ao mundo e podem trazer tendências de consumo e inovações para o dia a dia da empresa.

  • Motivação para a fluência em inglês é fundamental

Manter uma equipe motivada, em muitos casos, é um grande desafio. É necessário que os gestores estejam perto de seus colaboradores para reconhecerem como está a situação de cada um e poder ajudar da melhor maneira possível para que o bom relacionamento seja sustentado diariamente. Conforme já mencionado, as empresas que investem em seus funcionários alcançam índices significativos de lucratividade, e investir em uma segunda língua proporciona ganhos para ambas as partes. 

Ao perceber que a empresa está investindo em sua carreira, o funcionário se sente motivado e sua produtividade aumenta. Isso acontece pois o interesse em superar as expectativas é despertado, afinal, ele sabe que a capacitação que está sendo adquirida nesse momento, poderá ser levada para a vida toda e não somente para âmbito profissional. Ao mesmo tempo, neste contexto, a empresa poderá contar com um funcionário proativo e com conhecimento vasto, e que poderá ajudar na internacionalização de seus negócios. Quando o funcionário percebe todo esse reconhecimento, ele se sente mais seguro e confiante para colaborar com novas ideias.

Enfim, como vocês puderam notar nesse artigo, as companhias que incentivam a fluência em inglês aos colaboradores possuem variados benefícios, não somente com a intenção de retê-los, mas também para o crescimento dos dois lados. A empresa que preza pelo funcionário, tem um aliado para ajudar a alcançar os objetivos em conjunto. Em vista disso, as empresas que não enxergam essas vantagens acabam ficando para trás em relação aos concorrentes.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.