Rumo à fluência: aprendendo inglês com séries

30 de julho de 2020
Por  Iron English

Todos aqueles que querem estudar a língua inglesa precisam ter em mente que apenas a completa imersão no idioma assegura um aprendizado efetivo. Se o que se quer é aprimorar as habilidades linguísticas, o foco deve estar no contato frequente e na integração do inglês às mais diversas atividades do cotidiano

Quer trazer a língua para a sua rotina e avançar rumo à fluência? Assista séries! Os serviços de streaming, que são acessados todos os dias e estão mais populares do que nunca, possuem catálogos imensos que podem te ajudar com os estudos e potencializar o seu aprendizado de inglês.

 

Mas, por que estudar com séries?

Porque, para manter a motivação nos estudos, é importante separar um tempo para se dedicar a atividades que garantem, simultaneamente, aprendizado e prazer

Sabe aquela série que você ama e sempre assiste de novo ou, ainda, aqueles seriados que você adicionou à lista mas ainda não assistiu? Você pode integrar tudo isso à sua rotina de estudos e, ao mesmo tempo em que acompanha a história dos seus personagens favoritos, ampliar o vocabulário e refinar a habilidade de compreensão oral (o listening).

 

Como estudar com séries?

Isso vai depender do quanto de inglês você já sabe, pois, antes de tudo, é importante escolher uma série adequada ao seu nível de proficiência

Geralmente, estudantes iniciantes preferem sitcoms, ou seja, comédias leves com episódios curtinhos. Os estudantes intermediários e avançados, por sua vez, se arriscam já com séries históricas e dramáticas.

Vale seguir a dica dos três passos, que costuma ajudar tanto pessoas com um conhecimento mais básico quanto pessoas que já estão no nível intermediário ou avançado. Veja só:

 

1º passo

Assista ao episódio com o áudio original em inglês, mas com as legendas em português. É o momento de você se familiarizar com a história e entender os acontecimentos.

 

2º passo

Assista ao episódio com áudio e legendas em inglês. É hora de focar tanto no som quanto na escrita das palavras! Também fique atento aos vocabulários recorrentes que você ainda não conhece e, antes do 3º passo, procure-os no dicionário monolíngue. 

 

3º passo

Finalmente, assista ao episódio com o áudio em inglês e sem as legendas. Estando já familiarizado com os acontecimentos e com o vocabulário, concentre-se na compreensão!

 

Séries para treinar a língua inglesa

Como nós queremos te incentivar a aprimorar o seu inglês e, assim, dar mais um passo rumo à fluência, selecionamos cinco séries maravilhosas que foram produzidas por diferentes países anglófonos. Tem para todos os gostos: drama, comédia, aventura e a mistura de todas essas opções!

 

1. Fleabag, Inglaterra (2 temporadas, 2016-2019, disponível no Prime Video)

2. Atypical, Estados Unidos (3 temporadas, 2017-2019, disponível na Netflix)

3. Anne with an “E”, Canadá (3 temporadas, 2017-2019, disponível na Netflix)

4. Blood & Water, África do Sul (1 temporada, 2020, disponível na Netflix)

5. Miss Fisher’s Murder Mysteries, Austrália (3 temporadas, 2012-2015, disponível na Netflix)

 

Gostou desse conteúdo? Nosso blog tem outras dicas sobre o idioma que podem ser interessantes para você. Confira:

Forma mais eficiente de aprender inglês

A importância do inglês para uma carreira profissional

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.