Saiba como capacitar colaboradores para a fluência em inglês

25 de janeiro de 2021
Por  Iron English

Considerado como a língua universal, o inglês é utilizado como segundo idioma por aproximadamente 743 milhões de pessoas pelo mundo afora. E, atualmente, com a globalização econômica expandindo cada vez mais, as empresas buscam fazer negócios além das fronteiras. Para que isso ocorra efetivamente, é preciso contar com equipes capacitadas para se relacionarem com as companhias estrangeiras e saber qual é a melhor forma de capacitar seus colaboradores para a fluência em inglês.

Seja para prospectar novos clientes e fornecedores ou fazer parcerias, a empresa que busca expandir seus negócios internacionalmente, precisa que seus funcionários tenham fluência em inglês. Dentro desse cenário, o idioma não é um diferencial, mas essencial para que as relações internacionais sejam realizadas.

Além disso, o domínio do idioma não é importante apenas para internacionalizar os negócios, mas também para ampliar o conhecimento com materiais e cursos de fora. O funcionário que se mantém atualizado, pode colaborar com ideias e implementações de novas práticas existentes no mercado.

Qual o papel da empresa na capacitação dos colaboradores? 

A língua inglesa é um pré-requisito bastante exigido nos currículos nos dias de hoje. Porém, muitas vezes, o candidato tem boa qualificação e experiência para o que está sendo solicitado, mas sem o inglês. Em alguns casos, o RH contrata a pessoa, pois o mais importante naquele momento são as habilidades dela para tal função. E, com o passar do tempo, surge a necessidade da língua inglesa. Neste caso, a empresa pode interferir com incentivos, levando em consideração o fato de que será vantajoso para ambos os lados. 

Nessa circunstância, conhecer cada pessoa da equipe é fundamental para escolher a forma ideal de torná-la engajada e interessada em aprender uma nova língua. Assim é possível proporcionar a ela a metodologia certa para um aprendizado rápido e eficiente.

Separamos abaixo 4 principais pontos que podem ajudar as empresas que querem descobrir como capacitar colaboradores para a fluência em inglês e incentivá-los a serem melhores: 

  • Deixe claro as vantagens em aprender um novo idioma

Quando os colaboradores enxergam vantagens no que lhe é oferecido, se tornam mais engajados e dedicados a aprender. Por isso, o relacionamento direto e indireto vai ajudar nessa etapa. Os gestores podem conversar com seus funcionários e enviar e-mails apresentando o quanto a língua inglesa é fundamental no mundo corporativo e, também, para abranger novos conhecimentos, inclusive pessoais, pois possibilita o relacionamento com pessoas de muitos países. 

Um ponto interessante é mostrar para o colaborador que, com o inglês, ele estará investindo em seu desenvolvimento profissional e no seu plano de carreira. Além disso, é importante deixar claro que ele fará parte de estratégias de expansão dos negócios e será uma peça chave para que isso aconteça.

  • Se possível, ofereça ajuda de custo aos funcionários

Ressaltando mais uma vez que ter o funcionário com fluência em inglês garante muitos benefícios para a empresa, portanto, se tiver a opção de oferecer uma bolsa de estudos, vai valer muito a pena, sem dúvidas.

Uma opção que já vem sendo utilizada para estimular os funcionários é o custeio de uma parte do curso. Muitas escolas, inclusive, possuem opções de parcerias com empresas para gerar descontos. Essa motivação vai proporcionar outras vantagens, que vão além da língua. O colaborador que recebe esse tipo de benefício se sente reconhecido pela empresa, e sua produtividade aumenta. 

  • Faça testes para entender o nível de sua equipe  e entender como capacitar os colaboradores para a fluência na língua

Os colaboradores podem estar em níveis diferentes de interação com o inglês. Alguns, em vivência do dia a dia, podem ter um conhecimento a mais do que os outros. Os testes ajudam a dividir os grupos de aprendizado de acordo com os níveis. Dessa forma, poderá ser oferecido diferentes tipos de cursos para cada um, com o propósito de assegurar a efetividade no aprendizado.

 

Com a Iron English é possível saber em que nível de inglês o seu funcionário se encontra. Basta fazer o teste e descobrir qual o melhor curso para suas necessidades.

 

  • Online ou presencial?

O curso presencial é o tradicional e permite maior interação entre os alunos, o que facilita na conversação e o networking, além de ter um professor pessoalmente para tirar as dúvidas. Por outro lado, o aluno tem que se deslocar até a escola e precisa organizar seus horários, pois na maioria dos casos, as aulas possuem uma grade fixa.

Já o curso online é uma boa opção para quem precisa ter flexibilidades nas aulas, ainda mais com a falta de tempo da maioria das pessoas, que estão sempre na correria, tendo que conciliar trabalho, faculdade e a vida pessoal. O curso a distância é bastante satisfatório, mas para que seja bem aproveitado, o aluno precisa ter dedicação e comprometimento. Então, é fundamental buscar por escolas especializadas nesse tipo de curso e que saiba como oferecer o melhor atendimento para cada pessoa.

 

Cursos Iron English: como capacitar funcionários para a fluência com o melhor do inglês à distância

Há poucos cursos de Inglês que conseguem de fato replicar a mesma experiência do presencial no modelo EAD. Se você, como gestor, quer descobrir como capacitar seus colaboradores para a fluência na língua inglesa, a Iron English pode te ajudar. Possuímos uma metodologia própria, cujo intuito é ensinar o aluno a gerenciar seu aprendizado, ou seja, aprender a aprender.

Seu diferencial é contar com acompanhamento completo de tutores que dão feedbacks, tiram dúvidas, corrigem redações e exercícios, além das aulas ao vivo para prática de conversação, que tornam a aprendizagem a distância produtiva e eficaz. 

Em suma, a empresa que busca se destacar no mercado e se manter competitiva, precisa manter seus funcionários motivados, pois eles são a engrenagem do negócio. Sendo assim, o incentivo para mantê-los capacitados para a fluência em inglês será benéfico para ambos os lados. Não esqueça disso!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.