Como alavancar sua carreira: dicas para construir carreiras de sucesso

14 de maio de 2020
Por  Iron English

Você pode ser daqueles absolutamente apaixonados pelo o que faz, ou ainda ser do tipo que se dedica a uma função muito mais pelo retorno financeiro que ela te dá do que pelo amor à causa que te levou até ali propriamente dito. De uma maneira ou de outra, é inegável que nossos trabalhos ocupam um espaço considerável de nossas vidas, e por um motivo ou outro, construir uma carreira de sucesso nos interessa.

Seja pela satisfação profissional e pessoal que alçar novos e melhores patamares da nossa área de atuação nos gera, seja pelo reconhecimento social agregado ao cargo de prestígio que se ocupa, ou ainda simplesmente pelo conforto que sentimos quando finalmente podemos deitar nossas cabeças no travesseiro à noite sabendo que estamos em dia com nossas finanças, os motivos para se querer alavancar sua carreira são inúmeros, mas o caminho para se alcançar tudo isso é praticamente um só.

 

A seguir, compilamos algumas dicas que, quanto antes forem colocadas em prática, mais longe potencialmente você pode chegar. 

 

Crie Network 

Não à toa temos um ditado que diz que “quem tem boca vai à Roma”, não é mesmo? Por isso, ouça a sabedoria popular e faça contatos dos mais variados tipos. Conheça profissionais de diferentes áreas e que atuam nas mais diversas empresas, sejam clientes, fornecedores, parceiros, etc. 

Ter sua própria rede de contatos irá auxiliá-lo muito em sua carreira, pois nunca sabemos quais serão as demandas e necessidades do dia de amanhã, seja na empresa que trabalha atualmente ou nas futuras. 

Expandir seus contatos sempre pode abrir portas para novas oportunidades de negócio.

 

Be nice and kind  

Certamente esta seria uma frase que uma mãe norte-americana diria ao seu filho caso ela precisasse deixá-lo longe dos seus próprios cuidados. Mas para usar aqui o bom e velho português: seja legal e gentil com as pessoas.

Se é verdade que educação vem de berço, faça isso em nome da sua mãe, já que no ambiente de trabalho ela não estará por perto para ver se efetivamente você está sendo uma pessoa agradável de se conviver.

Brincadeiras à parte, saber se relacionar e se comunicar adequadamente com diversos tipos de pessoas é muito positivo para sua carreira, pois assim você se torna alguém de quem as pessoas irão se lembrar e apreciar o fato de ter seu contato, inclusive para poderem falar coisas positivas a seu respeito ou a respeito do seu trabalho para novas pessoas.

Vale lembrar ainda que muitas empresas, hoje, começam a valorizar, para além das competências técnicas, também as competências comportamentais e de relacionamento, pois são essas as habilidades fundamentais para o trabalho em equipe de qualquer profissional que levam ao sucesso da empresa.

 

Use as redes sociais

Especificamente o LinkedIn. Ter um perfil atualizado, completo e com uma boa rede de contatos pode ser muito útil para descobrir tendências e oportunidades de negócios ou trabalho. 

Use o LinkedIn de forma estratégica, em outras palavras: não o confunda com redes sociais de cunho pessoal. Fora isso, vale também participar de grupos de setores da sua área de trabalho.

 

Invista em você

Mantenha-se atualizado sempre. O mundo evolui muito rápido, e não importa qual sua área de atuação, se informar é fundamental para que você possa acompanhar tendências e novidades do seu ramo.

Além disso, ter cursos de especialização é um diferencial para o seu currículo, isso para não dizer o óbvio: falar um segundo idioma é quase mandatório para muitas empresas.

Portanto, na hora de escolher em qual idioma investir, lembre-se, por exemplo, que o inglês é considerado, hoje, a língua franca do mundo. As chances de ser essa a língua exigida por uma empresa são, portanto, altíssimas. E se você quer dar um tiro certeiro para garantir seu lugar de destaque no mercado de trabalho, vale, então, começar por ele

 

A Iron English é a escola de inglês online que tem cursos voltados especificamente para a capacitação de pessoas em língua inglesa. Se você precisa aprender inglês para ontem, de forma eficiente e sem firulas, vale a pena conferir tudo o que a escola tem oferecer, clicando aqui!

 

Crie um plano de carreira

Para isso, basicamente, você precisa responder algumas perguntas, são elas:

  1. Onde você está agora?
  2. Onde você quer chegar?
  3. Em quanto tempo você quer chegar lá?
  4. O que é necessário para chegar lá?
  5. Como fazer para chegar lá? 

 

Respondendo essas cinco perguntas, você já tem seu plano de carreira em mãos praticamente. Depois disso, é hora de se organizar sobre o que você precisa fazer e em que momento para se qualificar ainda mais e chegar ao seu objetivo profissional no tempo previsto.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.