Como alavancar sua carreira: dicas para construir carreiras de sucesso

26 de maio de 2021
Por  Iron English

Você pode ser uma daquelas pessoas absolutamente apaixonada pelo o que faz. Ou ainda ser do tipo que se dedica a uma função muito mais pelo retorno financeiro do que pelo amor à causa que te levou até sua carreira propriamente dita.

De uma maneira ou de outra, é inegável que nossos trabalhos ocupam um espaço considerável de nossas vidas. Deste modo, não importa qual seja seu motivo, construir uma carreira de sucesso nos interessa.

Dito isso, as motivações também podem ser inúmeras. Seja pela satisfação profissional e pessoal que alçar novos e melhores patamares da nossa área de atuação nos gera. Ou ainda pelo reconhecimento social agregado ao cargo de prestígio que se ocupa. Até mesmo pelo conforto que sentimos quando finalmente podemos deitar nossas cabeças no travesseiro à noite sabendo que estamos em dia com nossas finanças. Estes, são incontáveis mas o caminho para se alcançar tudo isso é praticamente um só.

Pensando nisso, compilamos algumas dicas que, quanto antes forem colocadas em prática, mais próximo de seus objetivos você pode chegar:

Crie Network 

Não à toa que existe o ditado: “quem tem boca vai à Roma”, não é mesmo? Por isso, ouça a sabedoria popular e faça contatos dos mais variados tipos. Invista seu tempo em conhecer profissionais de diferentes áreas e que atuam nas mais diversas empresas. 

Ao construir sua própria rede de contatos, além de possuir referência de diversos meios, essa pode ser uma alternativa para futuras demandas que busquem parcerias ou indicações, e isto pode alavancar sua carreira. Expandir seus contatos sempre pode abrir portas para novas oportunidades de negócio.

Be nice and kind  

Certamente esta seria uma frase que uma mãe norte-americana diria ao seu filho caso ela precisasse deixá-lo longe dos seus próprios cuidados. Mas usando o bom e velho português: seja legal e gentil com as pessoas.

Saber se relacionar e se comunicar adequadamente com diversos tipos de pessoas é muito positivo para sua carreira. Desta forma, você se torna alguém de quem as pessoas irão se lembrar e apreciar o fato de ter seu contato, inclusive para poderem falar coisas positivas a seu respeito ou a respeito do seu trabalho para novas pessoas.

Vale lembrar ainda que, muitas empresas começam a valorizar para além das competências técnicas, também as competências comportamentais e de relacionamento. Dito que essas as habilidades são fundamentais para o trabalho em equipe de qualquer profissional que levam ao sucesso da empresa.

Use as redes sociais

Ter um perfil atualizado, completo e com uma boa rede de contatos pode ser muito útil para descobrir tendências e oportunidades de negócios ou trabalho. Como você já sabe, existem diversas redes sociais pelo mundo web. Porém, para direcionar seus esforços em alavancar sua carreira, invista no LinkedIn.

Essa, é uma “rede social profissional”, que tem como objetivo conectar pessoas que buscam se desenvolver e compartilhar suas experiências do mundo corporativo. O uso do LinkedIn de forma estratégica, em outras palavras, consiste em: não confundi-lo com redes sociais de cunho pessoal.

Dito isso, utilize-o como portfólio, faça conexões e participe de grupos de setores da sua área de trabalho.

Invista em você

Mantenha-se atualizado sempre. O mundo evolui muito rápido, e não importa qual sua área de atuação, se informar é fundamental para que você possa acompanhar tendências e novidades do seu ramo.

Além disso, ter cursos de especialização é um diferencial para o seu currículo. Porém, caso você realmente queira se destacar, falar um segundo idioma é quase mandatório para muitas empresas.

Portanto, na hora de escolher em qual idioma investir, lembre-se, por exemplo, que o inglês é considerado, hoje, a língua franca do mundo. As chances de ser essa a língua exigida por uma empresa são, portanto, altíssimas. E se você quer dar um tiro certeiro para garantir seu lugar de destaque no mercado de trabalho, vale, então, começar por ele

Crie um plano de carreira

Para isso, basicamente, você precisa responder algumas perguntas:

  1. Onde você está agora?
  2. Onde você quer chegar?
  3. Em quanto tempo você quer chegar lá?
  4. O que é necessário para chegar lá?
  5. Como fazer para chegar lá? 

Respondendo essas cinco perguntas, você já tem, praticamente, seu plano de carreira em mãos. Depois disso, é hora de se organizar sobre o que você precisa fazer e em que momento para se qualificar ainda mais e chegar ao seu objetivo profissional no tempo previsto.

A Iron English é a escola de inglês online que tem cursos voltados especificamente para a capacitação de pessoas em língua inglesa. Se você precisa aprender inglês para ontem, de forma eficiente, vale a pena conferir tudo o que a escola tem oferecer!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.