Por que a tecnologia é um importante instrumento para a educação?

10 de setembro de 2020
Por  Iron English

Não é segredo para ninguém: nós estamos vivendo a chamada Era Digital. Nestes tempos, lidamos continuamente com os rápidos avanços tecnológicos, que, de forma inevitável, transformam e modelam a realidade do mundo contemporâneo.

Como reflexo disso, a vida em sociedade, em todas as suas áreas, se torna um palco para mudanças de diversas ordens. Esse fato é perceptível, por exemplo, na esfera da educação – ela, enquanto um dos grandes pilares da humanidade, também precisa se adaptar às novas demandas e se reinventar.

Numa época em que os nativos digitais compõem boa parte do público estudantil e que mesmo os indivíduos nascidos nas gerações passadas já habitam o mundo dos computadores e dos smartphones, a educação tem que buscar na tecnologia as suas novas maneiras de se comunicar. 

É num contexto assim que falar da Tecnologia Educacional faz muito sentido. Com o intuito de alinhar as práticas pedagógicas à uma realidade cada vez mais modernizada, os recursos tecnológicos, na mediação das relações de ensino-aprendizagem, se mostram extremamente vantajosos.

Entenda, a seguir, o porquê da Tecnologia Educacional estar, gradualmente, ganhando mais espaço no território do ensino.

 

Tecnologia Educacional: por que esse é o futuro?

Se estamos sempre conectados – e a tendência é continuarmos assim, acompanhando o ritmo do desenvolvimento tecnológico -, é impossível que a educação, com toda a sua importância dentro da sociedade, ignore essa realidade característica dos dias de hoje. 

A Tecnologia Educacional se revela como principal aposta para o futuro porque, além de responder às demandas geracionais atuais, inova e dinamiza as práticas educativas, intervindo positivamente nas relações de ensino-aprendizagem e potencializando, finalmente, a eficácia do estudo. 

Dentro e fora das salas de aula, os seus métodos e as suas estratégias priorizam, sobretudo, a diversidade das interações, o aprendizado imersivo e a manutenção do engajamento, coisas extremamente fundamentais quando consideramos o cenário do século XXI.

 

As principais tendências no campo da Tecnologia Educacional

Atualmente, muito se tem falado sobre a gamificação, estratégia que se vale da lógica dos games para beneficiar os contextos educacionais. É que, de modo geral, os jogos despertam o interesse dos alunos e os impulsionam, por causa disso, rumo ao desenvolvimento da criatividade e ao desejo de participação. 

A Inteligência Artificial é outro mecanismo que tende a encontrar cada vez mais espaço na educação, na medida em que proporciona ao estudante, dentre outras vantagens, uma experiência personalizada no seu contato com os conteúdos.

Mas, a verdade seja dita: a modalidade em que a Tecnologia Educacional se revela em seu potencial máximo é o EAD, flexível, acessível e inovador. O Ensino a Distância é capaz reunir, num só lugar, a gamificação, a Inteligência Artificial e ainda outras tantas tendências que potencializam a relação moderna de ensino-aprendizagem.

É fácil perceber como as tecnologias estão transformando a educação brasileira, não é? O que vemos é um futuro que, a fim desenvolver nas pessoas sempre o melhor, faz da Era Digital o tempo da expansão e da potência do conhecimento. 

 

Toda essa transformação tecnológica é vista principalmente nos ensinos online, aplicativos, blogs, canais no Youtube, saiba qual é o papel de cada uma dessas ferramentas e como se beneficiar.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.