Gestão em tempos de pandemia: como tornar-se foco de motivação para os colaboradores da sua empresa

7 de maio de 2020
Por  Iron English

Em um momento tão difícil quanto este de pandemia, em que muitos encontram-se desmotivados e com dificuldades para continuarem sendo produtivos como antes. Saiba o que você, enquanto líder, pode fazer para ajudar seus colaboradores a passar por este momento de forma mais leve e tranquila. Para que isso ocorra, ter uma boa gestão a distância é fundamental.  

 

Parte dos desafios atuais em gerir uma empresa operando de modo remoto envolve questões de motivação. Em meio a um contexto tão delicado como o crise da Covid-19, em que muitas variáveis estão em jogo, (sejam elas de ordem sanitária, econômica ou social) não podemos nos esquecer tampouco dos fatores psicológicos que influenciam a produção dos nossos colaboradores.

Aquilo o que nos une, hoje, não é senão um sentimento de apreensão generalizado, ou mesmo de medo com relação às incertezas do tempo futuro. Esses sentimentos ganham força dia após dia exatamente por não sabermos com certeza quando voltaremos à normalidade depois de tantos e tantos dias de isolamento ‒ embora saibamos que, sim, uma hora ou outra, isso há de passar.

Segundo uma pesquisa, 6 em cada 10 profissionais brasileiros estão trabalhando em home office.

Cabe, então, ao gestor de uma empresa estar sensível a essas variações comportamentais que podem se produzir em sua equipe que agora trabalha de casa, distante do seu olhar cuidadoso. Assim, poderá fazer-se um líder próximo, ainda que esteja fisicamente longe do seu time, motivando seus colaboradores para que as coisas continuem a fluir apesar de quaisquer dificuldades que eles estejam enfrentando em termos de concentração e produtividade.

Pensando nisso, elencamos seis atitudes que podem funcionar em contextos como este. Confira abaixo nossas dicas!

Esteja presente

Zoom, Google Meets e afins são ferramentas excelentes não só para discussões mais sérias relativas à empresa.

Na quarentena, aproveite tais recursos também para fazer reuniões semanais cujas pautas sejam diversificadas, e não tratam apenas de cobranças de resultados. É fundamental estabelecer momentos de escuta, em que você se disponha a entender um pouco mais sobre como a sua equipe está. Pergunte se todos se encontram bem de saúde, se possuem condições de trabalho adequadas, se precisam ou sentem falta de algo com que você possa ajudar, etc. 

Dessa forma, você se mostra presente e faz com que seus colaboradores percebam que não estão sozinhos nessa, pois fazem parte de um todo maior, que é sua empresa.

Faça com que os colaboradores sintam-se úteis

É importante que seus colaboradores mantenham suas rotinas de entregas, para que eles se sintam úteis, fazendo parte da engrenagem da empresa como um todo que, para funcionar, precisa do empenho e dedicação de cada funcionário individualmente.

Isso não só mostra como o trabalho de cada um é relevante e necessário para o negócio, mas também incentiva que as pessoas sejam profissionais cada vez melhores.

Estabeleça canais de comunicação que auxiliem na gestão a distância

Crie canais de comunicação onde toda interação com a equipe fique centralizada e organizada. Assim, durante a gestão a distância, o colaborador também pode acessar o líder a qualquer momento para tirar dúvidas ou conversar sobre algum eventual problema. 

Além de estabelecer um canal de comunicação, é importante usar ferramentas para organizar as demandas e entregas da equipe. Quando trabalho desenvolvido é feito de forma colaborativa, seu controle envolverá diferentes setores que, se reunidos em uma única plataforma, facilitam a visualização. 

Nesse sentido, ferramentas como Google Drive, Trello, Dropbox, Slack, entre outros, ajudam muito.

Reconheça

Do ponto de vista do colaborador, não é tão simples assim saber quando o seu trabalho está sendo percebido como algo realmente bom ou pouco satisfatório. Isso se intensifica quando as tarefas estão sendo realizadas à distância sem que ele receba nenhum feedback a respeito das suas atividades. 

Neste contexto de home office, torna-se, então, mais importante do que nunca reconhecer, elogiar, ensinar ou solicitar melhorias para os seus funcionários, pois sabemos que, se presencialmente, trabalhando lado a lado da sua equipe, era tanto mais fácil ter um líder elogiando o trabalho do seu colaborador, imprimindo, assim, reconhecimento para muitos, agora, com o isolamento social, perde-se  completamente a espontaneidade dessa dinâmica tão importante do ponto de vista do profissional.

Por isso, lembre-se de, durante a gestão a distância, parar para analisar o trabalho realizado pelos seus colaboradores. Em seguida, dê um retorno a eles, através de qualquer um dos meios de comunicação estabelecidos. Isso mostra, sempre que possível, que eles estão seguindo no caminho certo.

Fazer isso agora pode parecer muito mais trabalhoso do que era antes, é verdade. Porém, saiba que neste cenário, suas palavras gentis de reconhecimento podem fazer toda a diferença na jornada de trabalho de alguém que se encontra um pouco perdido e desmotivado durante a quarentena.

Recompense

Não é incomum que, mesmo à distância, muitos profissionais trabalhem mais e por mais tempo do que quando trabalhavam dentro do modelo presencial. E mesmo quando todos estão cumprindo suas horas de trabalho sem extrapolações, é fato que, de suas casas, sua equipe ainda está trabalhando duro, batendo metas e dando resultados satisfatórios para os objetivos da empresa. Então, por que não recompensar o trabalho do seu time ainda que de longe e respeitando todos os limites seguros do isolamento?

Existem muitas formas de materializar essa recompensa. Veja a seguir alguns exemplos:

  • Ofereça um livro de desenvolvimento profissional como premiação;
  • Dê um curso ou treinamento, como inglês para ele se capacitar. Na Iron English existem soluções de formação corporativa vantajosas para as empresas, acesse esse link para saber mais;
  • Estabeleça um Day Off!  Pode ser um dia de folga no aniversário do colaborador ou ainda em alguma outra data especial;
  • Ofereça um voucher de delivery, como Ifood.

Seja otimista e transparente ao gerir a distância

Manter o otimismo na gestão a distância quando o mundo enfrenta uma crise generalizada não é uma tarefa fácil. Em contextos em que tudo pode dar errado, manter o otimismo e o equilíbrio emocional é uma tarefa árdua. Contudo, faz parte das inúmeras funções de um líder, a quem não cabe o luxo de desmoronar sem que, com isso, corra o risco de levar a equipe inteira junto de si.

Portanto, é fundamental que os líderes tenham pensamento positivo e transmitam isso para todos os seus colaboradores. Mostre para aqueles com quem você trabalha que este momento é só uma fase ruim a ser superada, e que tudo voltará a ficar bem. Faz parte do seu papel!

Mas essas palavras de confiança de nada valem se forem proferidas sem a transparência e verdade devidas. Em situações de dificuldade, de pouco ou nada adianta dissimular a real situação dos seus funcionários, pelo contrário. 

Por isso, em alguma medida, é bom que a equipe esteja ciente da situação presente e de como podem trabalhar para ajudá-la, pois momentos ruins também podem despertar em seus colaboradores a vontade de cooperar com ainda mais garra para que a empresa passe pela  crise da maneira menos turbulenta possível. 

 

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