Inglês para iniciantes: como dar um start em sua jornada de aprendizagem?

1 de dezembro de 2020
Por  ALEXANDRINE BRAMI

Se você decidiu que irá aprender a falar inglês, o primeiro passo rumo ao seu aprendizado já foi dado! Mas se você ainda tem dúvidas de que esse é um conhecimento importante para você, pergunte-se: “por que eu quero aprender a falar inglês?”; ou ainda “como esta competência será importante para a minha vida?”. Realize pesquisas e identifique as suas razões para aprender o idioma. Conhecer suas motivações, e os benefícios que serão proporcionados a você por falar inglês, o auxiliará a se manter motivado durante todo o processo.

 

Adquirir a proficiência em um idioma estrangeiro é uma tarefa que requer esforço, consistência e efetividade. Não é algo que acontece do dia para a noite, e, sim, um processo de aprimoramento contínuo, em que sempre haverá novas coisas para aprender.

 

Está pronto para embarcar nesta magnífica jornada de aprendizado? Então, vamos lá!

 

Ajustando o Mindset

 

O Mindset diz respeito à forma como pensamos; em tradução livre, à configuração da mente. Carol S. Dweck,  professora de Psicologia na Universidade de Stanford, e Ph.D pela Universidade de Yale, em  seu livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, explica a diferença entre  um mindset fixo e o mindset de crescimento

 

Segundo a autora,  pessoas com um  mindset fixo acreditam que suas qualidades, como a inteligência e outras aptidões, são imutáveis .

 

Enquanto pessoas com mindset de crescimento acreditam que são capazes de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços. Embora as pessoas possam diferir umas das outras de muitas maneiras em seus talentos e aptidões iniciais, interesses e temperamentos, cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência.

 

Construindo o caminho

 

Acreditando que é possível você aprender a falar inglês, é hora de traçar o plano de ação para atingir esse objetivo. Sabemos que para isso será necessário esforço, contudo é possível tornar o processo de aprendizado muito prazeroso.

 

Para que isso ocorra, deve-se levar em consideração fatores como :

 

  • De que forma eu gosto de aprender?
  • O que me diverte e que posso incorporar ao meu aprendizado de inglês?
  • Quanto tempo irei dedicar a esse aprendizado?

 

Reflita e comprometa-se em tornar esta jornada a mais divertida possível para você. Isso ajudará a ultrapassar as barreiras e a atingir o seu objetivo.

 

Desenvolvendo as competências

 

Na jornada de aprendizado de um idioma, existem 4 competências básicas a serem desenvolvidas, sendo elas:

 

Listening 

 

O listening significa a ação de ouvir, uma prática que auxilia o estudante do idioma a compreender o que é dito em um diálogo, vídeo ou música em inglês. 

 

Uma excelente maneira de aprimorar essa habilidade é praticando, sempre que possível: ouça músicas que gosta em inglês, busque entendê-las, assista seus filmes e séries favoritos em inglês, acompanhe notícias em programas internacionais, canais no YouTube sobre assuntos que tenha interesse, ouça podcasts e audiobooks. 

 

Permita que seus ouvidos se acostumem com as palavras e sotaques. Traga o inglês para seu cotidiano. E lembre-se de seu comprometimento em tornar seu processo de aprendizado prazeroso. Divirta-se!

 

Speaking

 

Agora é hora de praticar. Repita as palavras que ouve. Leia as letras das músicas que você goste e cante-as. Não importa como irá soar nas primeiras vezes, repita até que fique confortável com a pronúncia. Quando estiver vendo um vídeo, coloque a legenda em inglês, ouça e repita em seguida cada sentença. Isso o ajudará a aprimorar a sua pronúncia. 

 

Uma excelente prática também neste processo é gravar o que você fala, e ouvir novamente depois, comparando com a fala de um nativo. Quando possível, pratique com amigos ou estrangeiros.

 

Reading

 

Leia sempre, e o máximo que puder. Busque assuntos de seu interesse, ou livros compatíveis com o seu nível no idioma; busque HQs, artigos, letras de músicas, notícias, e sempre acompanhado de um bom dicionário. Amplie seu vocabulário e faça anotações para fixar e rever os assuntos que está aprendendo. 

 

Uma boa prática também é alterar as configurações de seu celular e/ou computador para inglês, assim você se coloca em contato com o idioma com muito mais frequência e descobrirá intuitivamente o significado de algumas palavras. 

 

Também é possível praticar o reading enquanto assiste aos seus filmes e séries favoritos. Basta configurar para que a legenda também seja em inglês. Assim, você pode absorver tanto a pronúncia quanto a escrita de cada palavra. 

 

Dica: Se você assiste suas séries e filmes no Netflix,  você pode adicionar uma extensão para o navegador Google Chrome, chamada Sufli, que quando instalada, permite que, ao clicar duas vezes em uma palavra de uma legenda em inglês, seja  exibida a tradução desta palavra em português. Ferramenta muito útil no momento de estudo do idioma. 

 

Writing

 

Escreva, faça anotações do que aprendeu, transcreva áudios, copie as letras de música que adora. Transcreva poemas, faça um diário, um resumo do seu dia e de seus sentimentos. Separe diariamente um período do seu dia para escrever algo em inglês ou ainda copiar. O importante é manter uma prática contínua, assim suas habilidades de escrita em inglês irão evoluir gradualmente. 

 

E ainda neste momento, busque escrever sobre algo que goste, nomeie os objetos que te cercam, transcreva seus planos e pensamentos, e cuide para que este momento, que pode ser de poucos minutos, seja agradável para você. 

 

Quando procurar um curso?

 

Se você tem urgência em aprender o idioma e quer atingir a fluência em pouco tempo, ou ainda se encontrar dificuldades no estudo por conta própria, procure um curso que atenda às suas expectativas.

 

A Iron English, escola de inglês do grupo IFESP, é uma escola de inglês 100% online, focada no desenvolvimento de pessoas através da potencialização de suas competências comunicacionais em inglês. Contamos com mais de 25.000 alunos formados no Brasil, tendo a qualidade dos seus cursos de idiomas aprovada por mais de 1500 empresas, escolas e universidades.

Unimos tecnologia avançada em Ensino a Distância (EAD) – como o uso de  inteligência artificial em análise e correção de pronúncia, e dashboards de acompanhamento do progresso do aluno na língua inglesa – à interação humana com tutores nativos, tudo para conectar nossos alunos ao idioma global sem que eles se prendam a nenhuma fronteira.

Nos comprometemos à ensinar não só com as variantes mais tradicionais do idioma, como a americana e a britânica, mas com o inglês dos mais diversos lugares do mundo, como o da Austrália e da África do Sul.

Com a Iron English, o aluno pode aprender inglês em tempo recorde, se desenvolver profissionalmente e conquistar os tão almejados certificados de proficiência, pois trabalhamos de maneira consistente os quatro pilares da língua:

  • compreensão oral e escrita,
  • produção oral (conversação) e escrita,
  • domínio das estruturas da língua
  • léxico

Além disso, o aluno vivencia uma imersão no idioma e na multiculturalidade da língua inglesa, consolidando, assim, uma formação rica também do ponto de vista da pluralidade linguístico-cultural. 

Quer conhecer mais sobre nosso curso? Mergulhe no nosso site e descubra um mundo de possibilidades para você se superar e se surpreender. 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.