Inglês para negócios: as possibilidades ao ter funcionários fluentes

1 de fevereiro de 2021
Por  Iron English

As línguas estrangeiras abrem grandes portas, tanto para empresas quanto para carreiras. O inglês para negócios é um divisor de águas. Uma em cada cinco pessoas no mundo fala ou pelo menos entende inglês, e a língua inglesa tem bilhões de falantes nativos.

  • Vantagens em ter funcionários fluentes em inglês

Diante do avanço frequente da globalização, o contato com o exterior aumenta significativamente dentro das empresas. Se antes a exigência de outras línguas se concentrava apenas nos cargos executivos de grandes empresas multinacionais, hoje o cenário mudou. As pequenas e médias empresas nacionais também precisam se comunicar com outros países.

Desse modo, possuir funcionários fluentes em outros idiomas, torna-se mais do que um diferencial. Torna-se algo fundamental. Nesta perspectiva, o Inglês se destaca, sendo um dos idiomas oficiais e/ou principais em  mais de 50 países. Nessa circunstância, a empresa que tem um funcionário fluente possui diversas vantagens, como:

  • Expansão com o inglês para negócios: atuar em negociações com fornecedores ou parceiros e na captação de clientes em diversos países

Quem domina o inglês tem maior propensão ao buscar fornecedores em outros países, o que aumenta a perspectiva de expandir o negócio internacionalmente. Além disso, é importante levar em consideração o fato de que, muitas vezes, a matéria-prima importada tem um preço muito mais baixo do que a nacional.

Por isso, para conseguir negociar de forma efetiva e realizar uma parceria que seja vantajosa para os dois lados, é essencial que o colaborador fale inglês sem dificuldades. A proficiência permite que o funcionário se expresse em reuniões – sejam elas pessoalmente, vídeo chamada ou por telefone.

Muitas vezes, ao buscar novos clientes e vender o seu negócio, é preciso argumentar com termos mais complexos. Ou seja, a companhia gera mais credibilidade e fortalece a posição na hora de negociar.

Mesmo que não esteja em contato com um país que tenha a língua inglesa como nativa, geralmente é o idioma utilizado para relações internacionais. E, nesses casos, não é interessante contar com terceiros, pois é de suma importância que a pessoa que está negociando, saiba detalhadamente do que está tratando, e nada melhor do que um funcionário interno para isso.

  • Networking – Possibilidade de criar uma rede de contatos internacional

O networking é uma grande ferramenta que traz benefícios tanto para a empresa como para os colaboradores. E, uma das grandes vantagens em ter uma equipe que tenha fluência em inglês é a possibilidade de criar uma rede de contatos internacionais. O intuito é potencializar as mais variadas oportunidades a partir desses relacionamentos. Dessa maneira, a troca de informações, ideias e indicações acontece globalmente de forma natural, resultando em relações internacionais plausíveis e, provavelmente, em parcerias, conforme já dito no tópico anterior.

  • Equipe qualificada e aumento de competitividade

Além dos benefícios com o mercado global, quando o funcionário possui conhecimento da língua inglesa, ele tem acesso a informações internacionais, permitindo também o contato com pessoas de fora com experiências diferentes. Assim, gera novas aprendizagens, até mesmo com a manipulação de ferramentas tecnológicas, vendo que essas geralmente são configuradas em inglês.

Nesse cenário, mais uma vez, o ganho é em mão dupla. Em conclusão, é bom para o colaborador, que aperfeiçoa suas aptidões; e bom para a empresa, que ganha em atendimento mais qualificado com uma equipe de alta performance, proporcionando credibilidade para a empresa e estendendo a competitividade.

Contudo, nota-se claramente que a empresa que tem seus colaboradores dominando a língua inglesa, garante diversas vantagens. O inglês é um item indispensável para o crescimento e produtividade nas companhias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Assim, estabelecer parcerias com o mercado internacional proporciona possibilidades de expansão do negócio, além do aumento do faturamento por estar comercializando com outros países e também, a possível redução de custos ao negociar com fornecedores externos. Além disso, os colaboradores que mantém o contato diário e direto com o exterior, estão atualizados com o que acontece no mundo e melhoram sua performance no dia a dia.

 

Inglês para negócios com a Iron English

Quer se capacitar e aprender, de verdade e em tempo recorde, o inglês para utilizá-lo em sua carreira e vida profissional? A Iron English oferece o English Pro, um curso online totalmente voltado para o mercado de trabalho. Assim, o aluno se prepara tanto para a vivência em uma empresa quanto para o preparo para a participação de processos seletivos.

Quer saber mais? Acesse o site da Iron English e conheça as possibilidades.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.