Liderança Positiva: invista em motivação e colha resultados extraordinários

23 de julho de 2020
Por  Iron English

Existem rotas que orientam líderes para gestões não meramente boas, mas excepcionais. Dentre elas, a Liderança Positiva é uma das que mais tem sido discutida e implementada nos últimos anos, uma vez que se revela de grande eficácia.

É que esse modelo de gestão está em concordância com a ideia de que o bom resultado é uma construção e de que o colaborador, enquanto base dessa estrutura, deve estar em foco. 

Já não basta ser apenas organizado, disciplinado e certeiro em suas previsões. O líder focado na melhor performance possível acumula também, no conjunto de suas atribuições, a função de energizador da equipe e passa a zelar, assim, pelo desenvolvimento profissional e pela motivação de seus liderados. 

Este artigo é para você que, enquanto gestor, deseja percorrer o caminho que leva à excepcionalidade. A seguir, conheça a Liderança Positiva em detalhes e entenda de que maneira você pode exercê-la.

 

O conceito

Tendo como um de seus principais teóricos o Professor Kim Cameron, da Universidade de Michigan, a Liderança Positiva empresta alguns fundamentos da Psicologia Positiva e se estrutura a partir de ações afirmativas

Nesse sentido, é um modelo de gestão que se opõe a um conjunto de atitudes que caracterizariam a “liderança negativa”. O líder positivo jamais expõe, desmoraliza ou penaliza seus colaboradores. No lugar disso, direciona o olhar atento para os pontos fortes de cada membro da equipe, investe nas potencialidades e se torna, por isso, verdadeira fonte de encorajamento e inspiração dentro da organização.

 

A vantagem

Por trás de um bom resultado, é óbvio que estão colaboradores engajados. Quando um gestor se preocupa com o desenvolvimento das competências daqueles os quais lidera, e lhes oferece suporte e orientação, ele, evidente e consequentemente, atua também em favor da empresa

A Liderança Positiva se vale de diversas estratégias que, incentivando em cada pessoa o melhor da sua performance, estimulam, então, o aumento da produtividade do conjunto de liderados.

 

Os eixos

Existem alguns eixos que, quando se pretende adotar uma gestão pautada na Liderança Positiva, norteiam a ação dos gestores. Os principais deles são:

1º O ambiente 

Invista em um ambiente de trabalho leve, no qual predominem a segurança, a cooperação e o clima amistoso. Todos esses fatores, somados ainda ao sentimento de confiança, influenciam positivamente a atuação profissional dos colaboradores.

2º Os relacionamentos

É importante ter em mente que os relacionamentos, aliados ao ambiente, também devem rumar à positividade. Indivíduos que se compreendem, se apoiam e se respeitam mutuamente tendem a compor boas equipes, as quais unem forças para alcançar grandes resultados.

3º A comunicação

Enquanto líder, é necessário comunicar suas expectativas e seus objetivos com clareza e fornecer todo tipo de informação que possa aumentar o desempenho dos seus liderados. Além disso, peça e dê feedbacks. Para incentivar e motivar seus colaboradores, reconheça os êxitos, chame atenção para as qualidades, elogie e faça críticas construtivas.

4º O significado 

O resultado é uma construção! Funcionários motivados se engajam mais, têm melhores performances em equipe e, consequentemente, são mais produtivos. Esse processo, porém, é tanto mais potente quanto mais o gestor se empenha em criar uma mentalidade coletiva que atribui significado ao trabalho. A partir dela, os colaboradores entendem o propósito do que fazem e percebem a relevância da sua atuação profissional.

5º A autonomia

No cerne da Liderança Positiva está a preocupação com o desenvolvimento das habilidades e das capacidades dos liderados. É preciso incentivar, orientar e delegar. Dar liberdade e autonomia para que a equipe tome decisões não apenas demonstra confiança, por parte do líder, como também energiza os colaboradores e maximiza o seu potencial.

 

Um gestor, quando entende que motivação e resultado são diretamente proporcionais, está já caminhando em direção à excepcionalidade. A Liderança Positiva, sempre comprometida com o crescimento de todos, é a grande potência dessa mentalidade e a escolha certa para aqueles almejam a gestões extraordinárias.

Interessado(a) em novos modelos eficientes de gestão? Você precisa ler nosso artigo sobre Liderança Situacional. Em nosso blog tem outros textos sobre gestão que podem interessar a você. Confira!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.