Entenda como funcionam os phrasal verbs

9 de junho de 2021
Por  Iron English

Quem estuda inglês sabe que o domínio dos phrasal verbs é fundamental para alcançar a fluência, pois podemos observá-los em todo lugar. Sejam em conversas do dia a dia, livros, jornais, e até mesmo em séries ou músicas, eles sempre estarão presentes.

No entanto, o assunto continua gerando dúvidas em grande parte dos estudantes do idioma. Como consequência, estes se perdem na vasta quantidade ou confundem diferentes phrasal verbs derivados de um mesmo verbo (só com get tem mais de trinta!). 

Você faz parte desse grupo? Se sim, encontrou o artigo certo! A seguir, você vai entender o funcionamento gramatical dos phrasal verbs e, acima de tudo, revisar e aprender vários deles. 

 

1. O que, afinal, é um phrasal verb?

Para construir tal resposta, nada melhor do que observar alguns exemplos. Pensando nisso, veja só:

 

a. What did you get for your birthday this year? 

(O que você ganhou de aniversário este ano?)

b. When my dad was a student he had to get by on very little money.

(Quando meu pai era estudante, ele tinha que se virar com pouquíssimo dinheiro.)

c. All these problems are getting me down.

(Todos esses problemas estão me entristecendo.)

 

Sozinho, o verbo get geralmente significa ‘receber, ganhar, obter’ (exemplo a). No entanto, quando o combinamos com a preposição ‘by’ (exemplo b) ou com o advérbio ‘down’ (exemplo c), criamos sentidos completamente diversos.

Sendo assim, um phrasal verb nada mais é do que uma estrutura verbal que combina um verbo principal a uma preposição ou a um advérbio. Portanto, origina uma unidade fixa com sentido independente do sentido individual de cada palavra. 

Há, ainda, phrasal verbs que combinam três elementos. Deste modo, ao verbo, podem se juntar duas preposições, dois advérbios ou, simultaneamente, uma preposição e um advérbio. 

 

d. Please, don’t interrupt me! I need to get on with my work.

(Por favor, não me interrompa! Eu preciso continuar o meu trabalho.)

 

2. Como funcionam os phrasal verbs?

Os phrasal verbs funcionam de acordo com as regras de intransitividade e transitividade. Entenda melhor a partir dos próximos exemplos:

 

e. My little brother wants to be a singer when he grows up.

(Meu irmãozinho quer ser cantor quando crescer.)

f. Anna was cleaning the house when she came across her old diary.

(Anna estava limpando a casa quando se deparou com seu velho diário.)

 

Na primeira frase, grow up é um intransitive phrasal verb. Afinal, este é um phrasal verb que tem sentido completo em si mesmo e, assim, não deve vir seguido por nenhum objeto.

No entanto, no segundo exemplo encontramos um transitive phrasal verb, come across. Neste caso, ele só ganha sentido acompanhado por um objeto (her old diary).  

Há, ainda,  phrasal verbs que, assumindo significados diferentes, podem ser tanto intransitivos quanto transitivos. Como por exemplo, o caso de take off.

 

g. Thirty minutes ago the plane took off.

(Há trinta minutos o avião decolou.)

h. Please, take your shoes off.

(Por favor, tire seus sapatos.)

 

3. É possível desmembrar um phrasal verb?

Depende. Afinal, se estamos falando de phrasal verbs intransitivos, não. No entanto, quanto aos transitivos, a maioria deles permite diferentes arranjos dentro da sentença.

 

i. Can you look up this word in the dictionary?

j. Can you look this word up in the dictionary?

(Você pode procurar esta palavra no dicionário?)

 

Apesar disso, quando o objeto for um pronome, deve necessariamente se posicionar entre o verbo e a partícula que compõem o phrasal verb

Can you look it up in the dictionary?

(Você pode procurá-la no dicionário?)

 

E aí, entendeu? Para quem quer falar inglês com naturalidade o domínio dos phrasal verbs é imprescindível, afinal ele está muito presente em nosso dia-a-dia! Ainda que muitos deles tenham sinônimos, a língua é viva e lhes dá preferência!

 

Você sabe qual a forma mais eficiente de aprender inglês? Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro. Se gostou desse conteúdo, nosso blog tem outras dicas sobre o idioma. Confira!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.