Qual é a forma mais eficiente de aprender inglês?

20 de fevereiro de 2021
Por  Iron English

São mais de 7.000 idiomas  existentes no planeta, mas o inglês continua sendo a língua de comunicação universal – não importando qual a nacionalidade do falante. Sendo assim, você já pensou em como aprender inglês de forma eficiente?

Com a multiculturalidade que a globalização demanda nos dias de hoje, a língua inglesa tornou-se essencial para muitas ocasiões, seja para ampliar os conhecimentos, fazer uma viagem por diversão, expandir a carreira profissional, conquistar certificações ou até mesmo para traduzir uma música ou conversar com um amigo do exterior de maneira efetiva. Melhor dizendo, o Inglês é a chave para a conexão com o que está acontecendo pelo mundo.

Seguindo nesse mesmo ponto de vista, aprender inglês proporciona diversas vantagens, tanto na vida profissional como na vida pessoal, que vai desde ter um salário maior por ter essa habilidade até conhecer de fato outras culturas através da comunicação. É a língua usada em turismo no mundo todo, posto que ao chegarmos em um hotel em outro país, os atendentes sempre estarão preparados para se comunicar em inglês. Nos restaurantes a história também não é diferente, onde na maioria dos casos, há a tradução para o inglês nos cardápios.

Além disso, a indústria do entretenimento, que engloba cinema, música, teatro, televisão, internet, games, entre outros, contribuiu e ainda contribui bastante com a dimensão que o inglês possui atualmente. No Brasil e no mundo muitas referências vêm principalmente dos Estados Unidos, pois essa indústria é muito influente na economia norte-americana. Os filmes, séries, games e programas de televisão mais famosos são, em grande parte, em inglês. Agora, veja bem, já pensou em conseguir entender todos esses conteúdos sem precisar da tradução para o português?

Afinal, qual é a forma mais eficiente para aprender o inglês?

Podemos destacar que um dos primeiros passos é identificar a metodologia de ensino que mais se adequa a sua rotina, para que o momento da absorção do conteúdo seja categórico. O ideal é pesquisar os diferentes tipos de cursos e encontrar o que vai atender às suas expectativas. Por isso, é fundamental contar com uma escola que consiga oferecer o melhor caminho ao aluno e entender suas necessidades.

Tendência atual

Hoje em dia, com a facilidade do acesso à internet, os cursos online estão em ascensão e tornaram-se tendência, sendo uma ótima opção para as pessoas que estão sempre na correria e precisam ter flexibilidade nos horários das aulas, visto que nos cursos presenciais, geralmente, as grades são fixas. O avanço da tecnologia propicia diversas vantagens para os cursos a distância.

Os conteúdos são disponibilizados em plataformas digitais, como por exemplo contendo aulas ao vivo, ferramenta de análise de pronúncia com inteligência artificial, materiais didáticos e jogos interativos tudo online, sem precisar se deslocar fisicamente da sua casa ou trabalho. Nesse cenário, o aluno estuda a qualquer hora, em qualquer lugar.

Tendo em vista todos esses pontos, é notável que atualmente os cursos online são realmente mais eficientes em diversos sentidos.

Metodologia

Para alcançar a fluência em inglês é fundamental ter muita organização e disciplina. Se dedicar intensivamente nos estudos vai fazer a diferença no aprendizado, afinal, aprender um novo idioma é uma tarefa difícil, principalmente pelo motivo de que no Brasil a língua inglesa ainda não é prioridade no sistema educacional. Os cursos que oferecem experiência de imersão, mantendo um contato frequente com nativos da língua, proporcionam uma formação rica.

É interessante também incluir no ensino a multiculturalidade da língua inglesa, considerando a pluralidade linguístico-cultural, pois através dessa prática o aluno irá aprender o idioma efetivamente e alcançar a sonhada fluência. Na hora de escolher a metodologia que se enquadra melhor ao seu perfil, atente-se aos pilares que são fundamentais para conseguir a proficiência no inglês. Seguem de exemplos os pilares que a Iron English oferece em sua metodologia:

  • compreensão oral e escrita;
  • produção oral (conversação) e escrita;
  • domínio das estruturas da língua;
  • léxico (vocabulário, gramática, repertório).

Em virtude do que foi apresentado nesse artigo, ainda que exista um método ideal para cada perfil, não há fórmula exata para se aprender inglês. Mas é importante ressaltar que existem maneiras eficientes que se adaptam aos seus objetivos e desafios da sua rotina. A forma mais eficiente de aprender inglês é aquela que te traga conhecimento com agilidade. Também, respeitar seu tempo de dedicação para gerar ótimos resultados e oportunidades é imprescindível.

Ainda em dúvida se deve ou não aderir a um curso online? Veja quatro motivos para seguir essa tendência clicando aqui.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.