Tudo o que você precisa saber sobre Treinamento e Desenvolvimento – e a importância do inglês para sua empresa

5 de novembro de 2020
Por  Iron English

Atualmente, o setor de T&D (treinamento e desenvolvimento) nas empresas tem se tornado cada vez mais amplo. Isso porque, para além de uma remuneração elevada, colaboradores desejam a capacidade de desenvolver-se pessoal e profissionalmente nas empresas em que trabalham. Diferentemente do que pensávamos, não é somente o salário que atrai o colaborador, mas as possibilidades de autonomia, flexibilidade e, principalmente, evolução. Como resultado, uma forma importante de retenção de seus principais talentos é investir em treinamento e desenvolvimento, o que contribui para a motivação e engajamento de seus profissionais – e, consequentemente, aumenta a produtividade. Mas, afinal, o que é o treinamento e desenvolvimento? Como fazê-lo?

O que é?

O treinamento e desenvolvimento nas empresas (ou, simplesmente, T&D) é, como o próprio nome indica, a capacitação de colaboradores por parte da empresa. 

Isso não significa, no entanto, que tal capacitação diga respeito única e exclusivamente à função desempenhada pelo colaborador. Pelo contrário, a capacitação profissional pode ser, por exemplo, em idiomas. Desta forma, a empresa prepara-se para a globalização em um mercado cada vez mais competitivo, no qual o inglês é essencial. 

No entanto, mais do que um mero conjunto de práticas que visam ao desenvolvimento de seu profissional, o treinamento e desenvolvimento pode ser considerado um planejamento estratégico. Por quê? Confira abaixo!

Por que é importante?

 

Para alguns, o treinamento e desenvolvimento pode parecer trivial – um mero benefício para o colaborador. Por um lado, isso não deixa de ser verdade – apesar de não ter uma conotação negativa: a capacitação profissional contribui para motivar e engajar os seus funcionários. É comprovado que colaboradores se sentem mais felizes em trabalhar em empresas nas quais podem evoluir pessoal e profissionalmente.

Mas, afinal, que impacto isso tem para a empresa? O que pode parecer como um benefício para o colaborador é, na verdade, um investimento para a empresa. Trata-se do investimento em seu principal ativo: seus colaboradores, responsáveis por 85% de geração do valor

Fornecer aos seus colaboradores a possibilidade de evolução significa motivá-los, engajá-los e reter seus principais talentos – algo ainda mais importante em épocas de crise. Sabendo que os custos de rotatividade de funcionários estão cada vez mais altos, é importante considerar o treinamento e desenvolvimento como forma significativa de engajamento de seus colaboradores.

Entretanto, o T&D vai além disso: para além da motivação, engajamento, a retenção de talentos, o treinamento e desenvolvimento também possibilitam o crescimento da empresa. 

Com o investimento em uma boa capacitação profissional, os colaboradores passam a falar a mesma linguagem, com um mindset semelhante, o que fortalece a cultura organizacional, melhora a comunicação interna e aumenta a produtividade.

Investir em seu colaborador significa, no final, investir em seu próprio negócio.

Como implementá-lo?

 

Para identificar as áreas nas quais é interessante investir no treinamento e desenvolvimento profissional, primeiramente é importante definir os objetivos e metas da empresa: quais são as metas e quais são as competências necessárias para alcançá-las?

Somente a partir desta pergunta será possível traçar um panorama adequado de treinamento e desenvolvimento para a sua empresa. Tendo em mente o que é necessário, é possível identificar as competências disponíveis e as lacunas, elaborando então um plano de treinamento e desenvolvimento.  

Por exemplo, se seu objetivo é o de expandir sua empresa, uma das competências necessárias, em um mundo cuja língua universal é o inglês, é a fluência neste idioma. Para tal, será necessário verificar se essa competência está disponível para a empresa (ou não) e, a partir daí, traçar um plano de ação.

Antes disso, no entanto, é importante conversar com seus colaboradores, supervisores e explorar os setores da empresa para ter uma visão mais ampla sobre a questão.

Ao delinear os conhecimentos e habilidades que precisam avançar em prol da meta estabelecida, deve-se traçar os objetivos a serem alcançados através da capacitação de cada indivíduo. Como cada colaborador e setor devem melhorar? Qual é o papel da capacitação nesse aprimoramento?

Com isso, é possível escolher o programa de capacitação profissional adequado para a sua empresa

Tendências para o futuro

Atualmente, o treinamento e desenvolvimento tem adquirido uma missão ainda mais importante: em meio a tantas mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, tornou-se evidente a necessidade de fortalecer colaboradores e prepará-los para mudanças através da adaptabilidade e da flexibilidade. De fato, o treinamento e desenvolvimento não dizem respeito apenas ao conhecimento teórico, mas também ao aprimoramento de habilidades.

Tal situação apenas enfatiza o que já estava em curso: o desenvolvimento progressivo do T&D, com aumento do orçamento das empresas direcionado para o aprendizado contínuo de seus talentos. De fato, reconhece-se que o treinamento e desenvolvimento não é algo pontual, mas um planejamento estratégico de longo prazo.

No mundo atual, com a crescente internacionalização das empresas, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, torna-se cada vez mais importante investir em programas de capacitação em idiomas – e, em especial, na língua inglesa, idioma universal. De fato, segundo a Fundação Dom Cabral, a cada ano ocorre um aumento gradual de 1,0% no grau de internacionalização de organizações. 

Por isso, mais do que nunca se torna importante investir na fluência de seus colaboradores, com a qual as empresas podem se engajar através da ajuda de custo e soluções corporativas. Atualmente, as empresas investem cada vez mais em programas de capacitação online

Quer saber mais sobre a capacitação de seus colaboradores para a fluência em inglês? Acesse nosso artigo. 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.